quarta-feira, 25 de julho de 2012

Cromoterapia


Cromoterapia - A cura pelas cores

A cromoterapia complementar pode ser utilizada em diversos tratamentos. Considerada uma das mais antigas terapias, a cromoterapia atua como um complemento para auxiliar nos tratamentos das emoções e de algumas doenças, tais como: depressão, insónia, enxaqueca, síndrome do pânico e ansiedade.

A terapia das cores ajuda a acalmar, relaxar e restaurar o bem-estar, tratando o paciente nos campos físicos, emocionais, mentais e espirituais. Uma das vantagens da cromoterapia é poder fazer uso, de forma constante, desta terapia, já que ela está presente na nossa alimentação, respiração e visualização. Mesmo não tendo consciência dos benefícios da terapia, o nosso inconsciente reconhece o seu benefício.

Devemos estar atentos às cores que colocamos no nosso dia-a-dia, pois, muitas vezes, e inconscientemente, temos a tendência a revelar e reforçar o nosso estado de espírito através das roupas que escolhemos vestir. A escolha certa da cor da roupa que usamos durante o dia é fundamental para mudar o humor. Quando estamos tristes, temos a tendência de usar roupas mais escuras, quando estamos agitados, usamos cores mais fortes e quando estamos cansados, sonolentos, usamos roupas mais suaves, o que nos deixa ainda mais relaxados. Por isso, o que escolhemos vestir deve ser o contrário ou o equilibrador do nosso estado de espírito, já que as cores influenciam no nosso humor e na nossa disposição.

O importante é não exagerar com uma mesma cor, porque senão o lado positivo e terapêutico pode acabar tornando-se negativo. O ideal é fazer o uso ponderado das cores, tentando usá-las a nosso favor.


A influência da Cromoterapia na nossa vida

Vermelho: Estimula a atividade mental, revigora a coragem e aumenta a força de vontade. A sua ação ativa a circulação e o sistema nervoso.

Laranja: Incentiva a mente e as novas ideias. Energiza e ajuda a eliminar as gorduras da área localizada.

Amarelo: Estimula o raciocínio e ajuda no autocontrole. Tem ação inspiradora e regenera os ossos.

Verde: Significa esperança e satisfação. Traz força e progresso mental. Acalma o sistema nervoso e os sentidos. Possui ações anti-sépticas, vaso-dilatadoras e relaxante dos nervos.

Azul: Transmite calma e tranquilidade. Tem ação anti-stress e analgésica. Equilibra o lado espiritual.

Anil: Purifica a corrente sanguínea. Possui ação anestésica e coagulante.

Violeta: Favorece a saúde e transforma as energias negativas em positivas. Acalma o coração, a mente e os nervos. Atua como sedativo dos nervos motores e do sistema linfático. Cauteriza as infecções e as inflamações.

Lilás - Tem efeito purificador, transformando as energias negativas em positivas.

Branco - Potencializa as demais cores, além de representar a luz divina.

Sem comentários:

Enviar um comentário