quarta-feira, 25 de julho de 2012

Mandalas


O que são Mandalas?

A palavra Mandala vem do sânscrito, de origem hindu, e quer dizer "círculo mágico", um círculo de energia. A Mandala é constituída por desenhos geométricos, como círculos, quadrados e triângulos - que se inscrevem uns aos outros, formando ou se entrelaçando em imagens simbólicas e, com isso, formando um grande círculo contendo várias imagens significativas.

A Mandala é a expressão visual do retorno à Unidade pela delimitação de um espaço - o espaço dentro do círculo - símbolo do "espaço sagrado". A circunferência que delimita a Mandala tem como origem o próprio ponto central e limita esse espaço circular, separando-o do restante do Todo. Este espaço então é preenchido com várias imagens representativas das mais variadas ligações simbólicas, resultando numa representação gráfica da relação dinâmica entre o Homem e o Cosmo.

Objectivos das Mandalas

As Mandalas são usadas como focos de meditação, para atrair abundância material e sorte, para amenizar as dificuldades, para captar energia, harmonizar o ambiente e transformar vibrações negativas em positivas.

A função da Mandala pode ser direcionada para o autoconhecimento e desenvolvimento espiritual, prosperidade pessoal, para atrair relacionamentos harmoniosos, para harmonização entre elementos humanos, como casais, sócios, pais e filhos, etc., bem como para obter êxito material, profissional e/ou empresarial.

Quais os benefícios que uma mandala pode trazer? Dependendo das cores escolhidas na realização de uma mandala, ela pode trazer muitos benefícios, tais como: a capacidade de concentração, criatividade, diminuição da ansiedade e do stress, equilíbrio físico e emocional e melhorar a auto estima.

Vermelho - é uma cor estimulante afastando a depressão e /ou o desânimo.
É a cor das conquistas, das paixões e da sexualidade. Quando a cor vermelha está numa mandala, ela precisa ser bem usada, uma vez que pode tirar o sono ou causar irritação.

Amarelo - é uma cor activadora e dinâmica, agindo sobre os processos mentais. O amarelo afasta as ideias fixas e aumenta a capacidade de raciocínio. É a cor da inteligência, do estudo e da criatividade.

Laranja - é uma cor restauradora e regeneradora, favorecendo a recuperação. É a cor da coragem, da reconstrução e da regeneração

Verde - é uma cor calmante e equilibradora. O verde melhora qualquer estado físico negativo e energiza o corpo e a alma.

Azul - é uma cor que favorece o equilíbrio, a paciência, a harmonia e a serenidade, tranquiliza o corpo e a mente. Ajuda nos casos de insónia e stress.

Índigo - é uma cor que trabalha o equilíbrio energético, intuição, protecção, limpeza e purificação de ambientes.

Violeta ou Lilás - é uma cor profundamente espiritual, mística e religiosa. O violeta actua sobre quem está espiritualmente desequilibrado, descrente e sem conexão com as forças divinas.

Rosa - é uma cor que trabalha a afetividade, o amor, a harmonia, a união e ajuda no equilíbrio dos relacionamentos pessoais e profissionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário